Medidor do Nivel de Fita - Como usar e pra que serve um

As exigências de monitoramento de nível e vazão já abrangem praticamente todas as regiões do Brasil e obrigam a manter o registro das informações de obras de captação de água. Além disso, é importante lembrar que a fiscalização está cada dia mais incisiva e presente.

Até pouco tempo atrás, a forma mais usual de aferir nível estático e dinâmico de um poço artesiano era com o uso de medidor de nível de fita. No entanto, já existem soluções mais tecnológicas e modernas para captar essa informação.

De qualquer forma, hoje vamos falar mais sobre o assunto. Acompanhe!

Como usar o medidor de nível de fita?  

Se você não sabe quais os níveis do poço a ser medido, sabe ao menos a profundidade de instalação do conjunto motobomba?

Se o equipamento de bombeamento está instalado a 180 metros, por exemplo, não faz sentido comprar um medidor de nível com uma fita de 150 metros, isto porque nesta condição a profundidade máxima do nível dinâmico poderá ser a mesma do crivo da bomba, ou seja, 180 metros. Um medidor de nível de fita de 200 metros seria o ideal para uma situação como esta. 

Devemos escolher então um comprimento de fita que atenda as duas situações; poço parado (nível estático) e poço ligado (nível dinâmico).

Mais um ponto importante: o poço tem tubo de nível instalado? Somente pelo tubo de nível é que é possível inserir a fita. Trata-se de um tubo de PVC ou Aço, com diâmetro mínimo de ½” (meia polegada), onde o mais usual é de ¾” (três quartos de polegada).

Agora veremos como medir o nível utilizando o medidor de fita.

Lembre-se que o medidor consiste em um circuito eletrônico que funciona alimentado por uma bateria, geralmente de 9 volts. Por isso, é necessário ter sempre uma bateria reserva para evitar transtornos.

Ao optar por utilizar o medidor de nível de fita, faça 2 testes físicos antes:

Teste 01: Ligue o medidor e aperte o botão “teste”. Ao fazer esta ação, você deve escutar um apito. Alguns medidores têm um LED que acende junto com o apito, assim você tem dois alertas, o sonoro e o visual.

Teste 02: Coloque a ponta do medidor em um copo ou lata com água e verifique se ele apita quando a ponteira estiver completamente submersa na água.

Tenha certeza que o medidor está funcionando antes de inseri-lo no poço para que você não tenha leituras erradas ou – na pior hipótese, não consiga encontrar o nível.

Completando os 2 testes, você pode inserir a fita dentro do tubo de nível. Em seguida, verifique se o poço está desligado para que você faça a leitura do nível estático e desenrole a fita do carretel inserindo-a no tubo de nível até o momento em que o medidor começará a apitar.

Neste momento, pare de desenrolar o carretel e comece a puxar a fita para fora do poço até que pare de apitar. Agora, de forma bem lenta, vá descendo a fita até que o medidor comece a apitar novamente e pare. Pronto. Este é o nível estático do poço.

Como o medidor de nível de fita geralmente é graduado em centímetros, faça a leitura de quantos metros de fita tem dentro do tubo de nível, isto corresponde ao nível estático do poço (uma vez que o poço está desligado).

Nesse momento, o uso de uma prancheta e papel se faz necessário. Faça um cabeçalho com nome do poço, local, data, hora e o valor do nível estático.

Para medir o nível dinâmico o ideal é fazer a leitura após, no mínimo, uma hora de funcionamento da bomba sem interrupções. Repita o procedimento de anotações e registre os dados de nível dinâmico em sua planilha.

Lembrando: os dados devem ser armazenados conforme solicitação do seu agente fiscalizador, ou seja, no mínimo por 5 anos.

Medidor de nível de fita vale a pena?

Como você pôde observar, coletar os dados manualmente através do medidor de nível de fita requer tempo, atenção e muita dedicação.

Atualmente, existe outra alternativa para tornar esse processo mais fácil e seguro: a automatização.

Se o local onde está localizado o poço possui sinal de internet para celular (GPRS, 3G, 4G, Wi-fi, fibra optica ou outros) é possível utilizar um sensor, uma central de monitoramento e um sistema online de visualização e armazenamento de dados.

O Hidroview é uma plataforma que oferece informações de nível estático e dinâmico, pressão, vazão, temperatura, condutividade, pH, entre outras. Esses dados ficam acessíveis a qualquer momento, basta que você tenha um dispositivo com acesso à internet como computador, tablet ou celular.

As informações ficam armazenadas com total segurança e à disposição para quaisquer consultas. A emissão de relatórios com apenas 2 cliques também é um grande diferencial do Hidroview.

Com isso, além da total confiabilidade dos dados, não é necessário dedicar horas valiosas para cumprir as exigências legais. O resultado disso é segurança e eficiência operacional.

Para saber mais sobre o Hidroview e como essa solução pode monitorar poços, tanques, represas, reservatórios, entre outros, entre em contato conosco! Para falar pelo celular chame em nosso canal do WhatsApp.

Se ja sabe os dados de seu poço e quer solicitar uma proposta de nossa solução de monitoramento automático de nível? Então preencha este formulário aqui!

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *