A segurança hídrica é um assunto bastante abordado aqui na G Hidro, inclusive, é um dos nossos pilares. Por isso, nada mais justo que falar um pouco mais sobre o assunto e compartilhar nossas experiências com o tema, não é mesmo?
Acompanhe o que temos a dizer sobre isso!
Segurança hídrica
Para começar, podemos falar sobre a definição de segurança hídrica, afinal, o que é isso?
A ONU (Organização das Nações Unidas) define o termo como “assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem estar humano e do desenvolvimento socioeconômico; garantir proteção contra a poluição hídrica e desastres relacionados à água”.
Além disso, segurança hídrica também se refere à gestão de riscos, principalmente no que diz respeito à proteção do meio ambiente como um todo, já que florestas estão diretamente ligadas a qualidade da águas dos rios, por exemplo.
Por aqui, nós tratamos segurança hídrica como a gestão eficiente do uso da água, isso inclui o monitoramento e automação, ações que visam consumo consciente e eficiente.
No Brasil
A ANA, Agência Nacional de Águas, é a responsável pela segurança hídrica no país. Para isso, a agência utiliza a Política Nacional de Recursos Hídricos para se orientar.
Conhecida como a Lei das Águas, a lei nº 9433 de 8 de janeiro de 1997 definiu mecanismos de gestão dos recursos hídricos federal – há planos de proteção hídrica nas esferas estaduais e municipais também.
Em relação ao plano federal, as seguintes ferramentas são utilizadas:
- Outorga de direito de uso;
- Cobrança pelo uso dos recursos hídricos;
- Planos de recursos hídricos e enquadramento dos corpos de água em classes;
- Sistema nacional de informações sobre recursos hídricos.
Dessa forma, é possível atuar em diversas vertentes que englobam a segurança hídrica do país.
Como proporcionar segurança hídrica
Como você já sabe, a busca pela segurança hídrica é uma ação constante. Já pensou em como você ou sua empresa pode oferecer essa seguridade a seus clientes?
Pense bem: um cliente que atua em um ramo em que sua produção depende totalmente da água – como agricultura ou indústria de bebidas, precisa contar com a garantia de que a operação trabalhará dentro da normalidade. Como isso é possível?
A gestão e o monitoramento de poços artesianos, reservatórios e demais operações que envolvem recursos hídricos é a resposta para essa pergunta. Com essas ações é possível averiguar nível, pressão, vazão, volume, analisar dados elétricos, monitorar dados qualitativos, programar alertas e notificações a qualquer sinal de anormalidade, automatizar ações e muito mais!
Nós, da G Hidro, desenvolvemos um sistema de monitoramento de água para que empresas de perfuração e manutenção de poços, consultorias ambientais e negócios ligados à engenharia, automação e monitoramento possam oferecer a seus clientes a segurança hídrica e operacional que tanto precisam.
O Hidroview, solução criada por nossa equipe, pode ser utilizado nas mais diversas aplicações (que não envolva somente água, mas também monitoramento de energia). Os casos de eficiência e economia a partir do uso de nossa plataforma são comprovados.
[Clique aqui para ler caso de sucesso do uso do Hidroview]
Por isso, o Hidroview é uma uma excelente ferramenta de segurança hídrica. Quer conhecer melhor e entender como proporcionar essa garantia e proteção a seus clientes? Entre em contato e fale com um de nossos consultores.
Comentar